Friday 27 June 2008

Salame de Chocolate

100 gr de manteiga
100 gr de açúcar
100 gr de chocolate preto em barra
1 e 1/2 pacote de bolachas a gosto (costumo usar bolacha Maria e bolachas de chocolate)
1 ovo

Derreter a manteiga e o chocolate (pode ser em banho maria ou no micro-ondas), deixar arrefecer um pouco (nao pode estar a ferver) e juntar o açúcar. Partir as bolachas aos pedaços pequenos e misturar tudo. Juntar o ovo e misturar bem.
Em cima de uma folha de papel de alumínio, colocar um pouco de açúcar e moldar o rolo. Envolver o rolo bem no papel e colocar no frigorífico. Antes de servir retirar o papel aluminio e cortar em fatias. Fácil, fácil!

Saturday 21 June 2008

Empada grande de vegetais

Para a massa:
500 gr de farinha
250 gr de manteiga
água morna q.b.
sal

Para o recheio:
4 quiabos
1 beringela grande
250 gr de cogumelos
1 cenoura grande
1 alho francês grande
2 dentes de alho
1 sopa de cebola em pó
sal, pimenta e azeite q.b
1 ovo
1 pacote de natas


Para o recheio, cortar os legumes em pedaços pequenos e coloca-los numa frigideira grande com o azeite, alho sal e pimenta em lume forte. Juntar a sopa de cebola dissolvida num pouco de água e deixar cozer durante cerca de 5 minutos. Retirar do lume deixar arrefecer um pouco e juntar o ovo e as natas previamente batidos. Rectificar os temperos se necessário.

Para preparar a massa, misturar com as pontas dos dedos a farinha com o sal e a manteiga (previamente derretida) até ficar com o aspecto de uma areia grossa. Juntar a água necessária para ligar e deixar descansar um pouco. Estender com o rolo um pouco mais de metade da massa e forrar uma tarteira.
Rechear com os vegetais. Estender o resto da massa para fazer a tampa. Cobrir a tarte e unir as bordas. Com os restos da massa pode-se decorar a tampa. Pincelar com gema de ovo misturada com um pouco de água.
Levar ao forno a 180º durante cerca de 50 minutos.

Sunday 1 June 2008

Ovos Moles

12 gemas
250gr de açúcar
2,5dl de água
1 pau de canela

Juntar a água o açucar e o pau de canela e deixar ferver até atingir ponto de pérola (o líquido reduz para metade, fica esbranquicado e mais consistente tipo xarope). Retirar o pau de canela e deixar arrefecer.

Bater bem as gemas e juntar em fio ao xarope de açúcar mexendo sempre. Levar de novo a lume fraco para engrossar sem deixar ferver.