Monday 10 November 2008

Empadas de camarão

Para a massa:
3,5 chávenas de farinha
1 colher de chá de fermento 
3,5 colheres de sopa de manteiga
1 ovo inteiro
água morna q.b
sal

Para o recheio:
500 g de camarão
2 colheres de sopa de manteiga
3 colheres de sopa de farinha
3 dl do caldo de cozer o camarão (complete com leite)
meia cebola finamente picada
sal, pimenta, noz moscada, casca e sumo de limão q.b

Fazer a massa (dá para cerca de 1 dúzia):
Derreta a manteiga sem ferver e misture com a farinha, o fermento e o sal. Junte o ovo e misture. Junte água morna (uma colher de cada vez) até a massa ligar. Deixe repousar durante cerca de 30 minutos. 

Fazer o recheio:
Coza o camarão em pouca água a ferver e com sal, retirando-o logo que mude de côr. Descasque os camarões e se forem grandes parta-os ao meio. Leve a cebola ao lume com 1 colher de sopa de manteiga (não deixe corar), junte os camarões e deixe fritar levemente. Faça um bechamel, para isso derreta o resto da manteiga em lume brando, junte a farinha e mexa bem sem deixar corar. Regue de uma vez com o caldo do camarão/leite frio mexendo sempre, junte o sal, pimenta, noz moscada e a casca de limão e deixe cozer em lume brando mexendo sempre. O creme deve ficar consistente. Junte o creme ao refogado de camarão, junte o sumo de limão (se desejar) e rectifique os temperos. 

Estenda a massa fininha e corte a massa com o tamanho apropriado e forre as formas previamente untadas com manteiga e farinha. Rechei as empadas e corte rodelas para as tampas. Una com os dedos as bordas das empadas e pincele com gema de ovo. Leve ao forno a 180º durante cerca de 40 minutos.