Friday 7 March 2008

Soufflé de bacalhau

2 postas de bacalhau
1 dose de molho béchamel (ver receita!)
4 gemas
5 claras

Cozer e desfiar as postas de bacalhau. Fazer o molho béchamel e juntar tudo. Espalhar à superficie uns bocadinhos de margarina, tapar e deixar arrefecer um pouco.
Separar as claras das gemas. Juntar as gemas ao preparado e bater as claras em castelo bem firmes. Juntar as claras envolvendo-as devagar de baixo para cima.
Pré-aquecer o forno a 200º. Cozer o soufflé durante 25-30 minutos sem abrir o forno!
Esta receita dá para 4 pessoas.

Béchamel

0,5 l de leite frio
100 g de margarina
3 colheres de sopa de farinha
casca de 1/2 limão
sal, pimenta, noz moscada qb

Derrete-se a margarina em lume brando. Junta-se a farinha, mexendo sempre até formar espuma à superfície sem ferver. Juntar de uma só vez o leite frio, a casca de limão, o sal, a pimenta e a noz moscada mexendo sempre até engrossar.

Tuesday 4 March 2008

Tarte de frango e cogumelos

Massa:
200 g farinha
100 g margarina
1 ovo

Recheio:
1 pacote de natas
2 ovos
dois bifes grandes de frango
1 embalagem de cogumelos frescos (das grandes) não sei exactamente quanto é...
1 cebola média
Azeite, sal, pimenta, louro qb

Para fazer a massa, e so juntar todos os ingredientes (eu costumo aquecer um pouco a margarina para ser mais fácil de misturar, mas não pode estar a ferver!) misturar bem, no fim deverá ser com as mãos! Estender a massa e forrar uma tarteira previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.

Para o recheio, fazer um refogado com a cebola e o azeite, juntar a carne, o sal, a pimenta, louro (se se gostar pode-se juntar também um pouco de vinho branco). Deixar cozinhar um pouco (uns 10 minutos) e juntar os cogumelos (previamente lavados e escorridos), deixar cozinhar uns 15 minutos em lume brando e com a panela tapada e deixar reduzir o molho. Deixar arrefecer um pouco e juntar as natas e os dois ovos batidos.

Deitar o preparado na tarteira e cozer no forno médio durante cerca de 30 minutos.

Os ingredientes principais do recheio podem ser alterados de acordo com o gosto de cada um e com os alimentos que se tem em casa!

Sunday 2 March 2008

Cenouras Caramelizadas

500 g cenouras
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de acucar
sal e pimenta preta qb

Cortar as cenouras as rodelas finas. Derreter a manteiga num tacho, juntar as cenouras o sal e a pimenta e deixar estufar em lume brando durante cerca 10' ou ate as cenouras ficarem macias. Juntar o acucar e cozer mais 5'.

Servir quente como acompanhamento de carnes ou peixes variados.

Torta de Cenoura

500 g cenoura
400 g açúcar
4 ovos
4 colheres de sopa de farinha com fermento
1 laranja

Cozer as cenouras, passá-las com a varinha mágica e escorrer bem. Juntar o açúcar, a raspa e o sumo da laranja, os ovos inteiros e bater tudo. Depois juntar a farinha e voltar a bater.
Deitar tudo num tabuleiro anti-aderente (ou forrado com papel vegetal) untado e polvilhado de farinha, deixar cozer cerca de 20 minutos em lume médio.
Depois de cozida (é melhor pouco cozida!) deitar a torta sobre um pano polvilhado de açúcar, tirar o papel vegetal, polvilhar com canela e depois ir enrolando a torta com a ajuda do pano.
Deixar arrefecer a torta antes de comer, e para nós fica melhor saída do frigorífico!

Saturday 1 March 2008

Arroz Doce

1,5 l de leite gordo 120 g arroz carolino ou japones (melhor) 6 gemas 200 g de açúcar 1 casca de limao 1 pau de canela Ferver o leite com a casca de limao e o pau de canela e reservar quente. Cobrir o arroz com agua e cozer em lume brando ate esta evaporar. Acrescentar metade do leite e o açúcar e deixar cozer 5m. Juntar o resto do leite e cozer em lume brando ate o arroz estar cozido. Retirar o arroz do lume, deixar arrefecer um pouco e incorporar as gemas batidas com um pouco de leite. Juntar as gemas em fio mexendo bem para não deixar cozer os ovos. Quando os ovos estão bem misturados no arroz voltar a cozer a mistura em lume brando mexendo sempre para deixar engrossar. Quando o preparado estiver quase a ferver, retirar do lume, retirar a casca de limao e o pau de canela e colocar no frigorífico. Deixar arrefecer bem antes de servir.